27/11/2013

Lendas infantis japonesas: Momotaro


Yos yos ^ ^!
Como vão vocês?
Bem, hoje resolvi fazer como post de "retomada" do blog um pequeno momento pra conhecer uma parte já não mais tão valorizada mundo a fora da cultura japonesa: as lendas.
Sei que grande parte das pessoas já não se interessa por esse tipo de coisas, nem mesmo pelas lendas de nosso próprio país, mas se você gosta ou ao menos se diz gostar tanto assim do Japão, acho que vale a pena conhecer ao menos uma não acha? :3
Peguei a lenda que achei mais bonitinha, sinceramente, e de que nunca tinha ouvido falar. Ela parece ser bem conhecida pelas famílias que descendem de japoneses, mas como a minha não tem nada a ver com a ásia, é tudo meio novo pra mim nesses quesitos ~
Resumindo toda essa enrolação: é uma história bem curtinha que normalmente é contada para as crianças então acho que todo mundo vai achar bem simples e divertido de ler c: .

Agora, falando da volta do AEG ~!
Nháaaaac como eu senti falta de postar aqui *-*. Apesar de não me arrepender de ter dado essa parada no tempo, pois nesse ano fiquei muito muito muito atarefada com a escola e coisas da vida, fico feliz de voltar a escrever sobre assuntos que não sejam "obrigatoriamente" pessoais como e faço no DK ^w^.
Espero voltar com o blog da melhor forma possível e que agora que acabei mudando um pouco a proposta, que pessoinhas fofas continuem a aparecer e fazer valer meus textos.
Dessa vez acho que meu foco não vai ser em goodies ou tão voltado assim para animes e mangás. Ao longo do ano acabei amadurecendo muito várias ideias e conceitos que eu tinha e quero compartilhar isso com todos vocês (se é que ainda tem alguém a ler isso aqui hahaha'), mesmo que não seja um conteúdo estritamente otaku :3.
Anyway ~ Por favor sejam legais comigo como antes neeeeeeee, humanitos <3


A Lenda do Menino Pêssego (Momotaro)

click para ver o livro (em inglês)


Há muitos e muitos anos atrás, em uma pequena e distante Vila, havia um casal de velhinhos que por não poderem ter tido filhos viviam muito sós. Em dia comum, fazendo seus afazeres, o homem juntando lenha e a sua esposa lavando as roupas na correnteza no rio…avistaram um enorme pêssego boiando nas margens. Depressa pegaram aquela fruta que parecia deliciosa , e a levaram montanha acima até chegarem em sua casa.
No fim do dia, ao ver aquela apetitosa fruta o marido pediu a mulher que o cortasse, muito alegre a esposa o obedeceu, buscou um facão e quando foi cortá-lo, tomou um enorme susto, o pêssego começou a se mover e de repente um menino forte e bonito saiu de dentro dele.
Ainda sem entender e por não possuir filhos, agradeceram aos Deuses e adotaram o menino como se fosse seu próprio filho por acreditarem que a aparição era um presente dos céus. Devido a forma como surgiu o menino, colocaram o nome de Momotaro, menino pêssego. O casal cuidou dele e deram muito amor ao garoto que cresceu e tornou-se um jovem bonito e poderoso , considerado pelas redondezas como o mais forte de todos.
Certo dia, Momotaro ficou sabendo dos monstros de Onigashima (Ilha do Demônio), que vinham espalhando medo por onde passavam, saqueando a população levando todos os seus pertences, destruindo tudo por onde passavam. O Jovem revoltado com a situação resolveu enfrentar os onis (monstros) e ir até a ilha.
No começo seus pais ficaram assustados e não permitiram que ele fosse, mas conhecendo sua coragem acabaram permitindo. Seus pais prepararam deliciosos bolinhos –Kibidangos para que ele estivesse sempre alimentado em sua viagem.

No inicio de sua viagem Momotaro se deparou com um cãozinho que com muita fome, perguntou aonde o jovem estava indo. Ele respondeu que ia até a temerosa ilha de Onigashima e perguntou se o cãozinho queria acompanhá-lo em sua viagem em troca dos melhores bolinhos da região, os kibidangos. O Cãozinho aceitou e eles partiram.
Mais adiante, encontraram um macaco, que muito curioso perguntou o que tinham dentro da sacola que cheirava tão bem, e ele disse que eram os kibidangos preparados pela sua mãe, para que ele estivesse forte na viagem. O macaco seguiu junto com o menino e o cão. Em seguida, encontraram um faisão que também aceitou viajar com eles em troca dos bolinhos. Este voou até o céu e indicou qual direção seguir até a terra dos onis

Quando chegaram a cidade, avistaram uma enorme construção, um castelo todo cercado de muros altos . Então o macaco pulou depressa para o interior e abriu o portão. Dentro do palácio os monstros estavam festejando mais uma cidade destruída, todos estavam bêbados e não reconheceram a fisionomia de ninguém.
O menino aproximou-se deles e disse que estava lá para puni-los por amedrontarem a população de sua cidade.
Os monstros achando garça, começaram a lutar, Momotaro lutou bravamente com sua espada, o macaco dava saltos e os unhava , enquanto o faisão bicava e o cão mordia. Como os quatro haviam comido os deliciosos kibidangos estavam fortes e preparados para lutar com todos os monstros como se fossem um exército.
Lutaram até que um dos monstros chorou e pediu implorando que não os matassem e poupassem suas vidas, nesta hora eles prometeram nunca mais perturbar a vila e devolver todos os pertences roubados. Assim feito o trato, eles voltaram todos felizes para a pequena aldeia para comemorar. Os pais de Momotaro não acreditavam que ele estava salvo e havia retornado para casa, mas estavam muito agradecidos por tudo.

Créditos: \(´▽`)/
~~//~~
Essa história é bem popular no Japão, tendo o Momotaro até mesmo uma estátua em sua homenagem. Achei um vídeo com a história ilustrada e contada em inglês por um garotinho muito meigo ^^. Se quiserem, fiquem a vontade pra ouvir o menininho interpretando a lenda.


Ah, também trouxe hoje a canção da lenda. Lá no nosso querido Nihom é comum que cada lenda tenha sua canção popular. É bem fofinha e animada. Só digo pra não ter pressa, o primeiro minuto é praticamente só a parte instrumental haha'.



Eeeeee, por último só pra alegrar seja lá qual dia da sua adorável ou não semana, aqui vai o vídeo de uma garotinha de 3 aninhos cantando essa música .


Nháaaaac ela não é a coisa mais fofa do mundo? Ai ai, se não tiver criança na história, não tem graça né? Dwehehe~ :3

É isso, humanitos ~
Jaa ne 

3 comentários:

  1. OMG que menina tão fofa *O*
    I want a little japanese girl to sing to me *.*

    Eu AMO lendas japonesas apesar de preferir as mais creepy ^^

    Bem mas nunca tinha lido a do Momotaro, apesar de já ter ouvido falar XD

    Jya Nee :3

    ResponderExcluir
  2. Ja ouvi falar do Momotarou. Mas Momotarou da imagem parece sedutor (hahaha!!)

    Adorei o layout! Acho que tem tudo a ver com AEG!
    Ah! Eu ja mandei link para downloadar (q verbo...) Ozmafia!

    Bjss!!

    ResponderExcluir
  3. camii-nee Okaerinassai!!! °˖✧◝(⁰▿⁰)◜✧˖°

    Waa camii-nee sempre trazendo postagens super kawaiis para o AEG o(〃^▽^〃)o
    Eu tinha ouvido falar do Momotaro em algum anime... acho que foi em Kaichou wa Maid-Sama (^∇^)
    E essa menininha cantando Kami-sama!!! Que criaturinha mais apertavel (*´꒳`*) ❤⃛ hehe

    Bye bye camii-nee (ෆ ͒•∘̬• ͒)◞

    ResponderExcluir