26/05/2014

Resenha - O Menino e o Mundo

Sejam muito bem vindos mais uma vez, depois de muito muito tempo de espera e abandono! Cá estamos, caros leitores, se é que ainda há alguém a ler este pequeno pedaço de internet, pra falar sobre um filme lindo e marcante que vale muito a pena resenhar, assistir, re-assistir e  se apaixonar.
O filme chama-se O Menino e o Mundo, foi lançado em Janeiro em diversas salas de cinema espalhadas pelo Brasil e recebeu diversos prêmios, inclusive na Mostra São Paulo 2013 e no Festival do Rio.
Para saber um pouquinho mais sobre a história, objetivo e criação da animação, clique em leia mais e confira.




"Sofrendo com a falta do pai, um menino deixa sua aldeia e descobre um mundo fantástico dominado por máquinas-bichos e estranhos seres. Uma inusitada animação com várias técnicas artísticas que retrata as questões do mundo moderno através do olhar de uma criança."

A sinopse acima foi retirada diretamente do blog oficial do filme (www) e aparentemente parece meio vaga, certo?
Pois bem. Como foi dito, a história gira em torno de um garoto que, com a saída do pai de casa em busca de trabalho, acaba viajando por seu mundo fantástico em uma realidade distópica onde se depara com uma série de questões encontradas em nossa sociedade, mas que na maioria das vezes estamos ocupados demais pra notar.
Pobreza, desemprego, desigualdade, a mecanização crescente, alienação e uma série de outros pontos são abordados no filme que não possui fala alguma, fazendo com que toda a trilha sonora conduza a atmosfera da história juntamente com a animação em si.
Mescla de cores vibrantes, trilha sonora de peso e texturas mil, o filme é uma mistura que envolve o espectador de tal forma que passa não só a comover pelo enredo, mas também pelo contexto musical e visual retratado.


É o mais novo longa-metragem produzido pela Filme de Papel (www), uma produtora da década de 90, com a direção de Alê Abreu.
Vale a pena conferir se ainda estiver passando nas salas de cinema da sua cidade (em São Paulo saiu de cartaz no último final de semana) e aguardar pra alugar ou comprar o DVD dessa animação que transborda originalidade.
Por fim, fique com o trailer oficial do longa:


0 comentários:

Postar um comentário