03/08/2014

Um pouco de Pop Art

Aqui vai meu primeiro post sobre arte/ilustração por aqui desde a retomada do AEG! Provavelmente a maioria das pessoas nos dias de hoje conhecem ou ao menos já viram em algum lugar algo caracterizado como "Pop Art". Esse estilo consiste na utilização de cores vibrantes e um estilo de desenho simples, mas que ainda asism consegue ser carregado de informações. Tanto pra quem gosta de arte, cultura geral ou até mesmo quer ter mais um assunto pra comentar pagando de "cult", esse é o tema ideal! Para saber mais sobre o estilo, conhecer alguns artistas bem talentosos ou apenas entender melhor sobre um estilo que te cerca mundo afora, dê uma conferida    



Na década de 1960, os artistas defendem uma arte popular (pop) que se comunique diretamente com o público por meio de signos e símbolos retirados do imaginário que cerca a cultura de massa e a vida cotidiana. A defesa do popular traduz uma atitude artística contrária ao hermetismo da arte moderna. Nesse sentido, a arte pop se coloca na cena artística que tem lugar em fins da década de 1950 como um dos movimentos que recusam a separação arte/vida. E o faz - eis um de seus traços característicos - pela incorporação das histórias em quadrinhos, da publicidade, das imagens televisivas e do cinema.

Pra começar bem, você já leu um resumo bem legal do que é a tal da Pop Art. Deixando o modo um pouco rebuscado e intelectual de escrever de lado, nada mais é do a produção de arte utilizando personalidades e objetos que façam parte da vida cotidiana, algo que seja facilmente aceito e "adotado" pelas pessoas.
A Pop Art encanta os olhos, com cores vivas enquanto apresenta temas comuns, pessoas, objetos, histórias em quadrinhos, qualquer coisa que possa ser representada de uma maneira relativamente simples, mas bela e animadora de alguma forma.
Uma das imagens mais conhecidas é a da Marilyn Monroe, repetida diversas vezes em diferentes tons. Pra ativar a memória de forma mas eficaz, aqui vai a tal da obra:


Já viu em algum lugar? É quase certo que sim. Essa é uma das obras mais conhecidas de Andy Warhol, um dos artistas mais importantes, senão o mais importante, do movimento da Pop Art.
Não há como não mencionar esse nome quando se fala nesse estilo. Ele simplesmente reinventou a arte e, assim como o Mucha (um dos maiores ilustradores do mundo, a meu ver), fez uso da serigrafia em suas obras, além de colagens e tintas acrílicas. Atualmente, Warhol tem um museu em Pittsburgh, onde cursou sua faculdade de design.
Além de Warhol, é importante conhecer o precursor do movimento, o inglês Richard Hamilton. Suas obras relacionadas ao Pop Art eram feitas com colagens, imagens retiradas de revistas e anúncios, esse tipo de coisa. Pode ser visto com um tema crítico do padrão consumista imposto a partir daquelas décadas, com o conhecido "American Way of living" etc e tal.


De um modo simples, a Arte popular consiste em obras repletas de colagens, repetições, cores saturadas e imagens conhecidas pela maior parte das pessoas, afinal de contas, o intuito é aproximar a arte da maioria e torná-la algo não apenas acessível, mas também interessante para todos.

Um artista cujo trabalho se encaixa direitinho nos padrões de Pop Art é o brasileiro Lobo, que já fez parceria com marcas como Rolling Stones, C&A e tem suas obras em muitos países pelo mundo. Vale a pena dar uma olhada no site dele, por aqui.

Esse foi um post bem curtinho sobre um tópico bem extenso, então se quiser saber mais, esses são os links de referência que eu usei: 

Por fim, aqui vai um vídeo sobre a montagem de uma exposição de Andy Warhol. Espero que tenham gostado.


1 comentários:

  1. Gostei mesmo, mas arte em si é bem complicada e sem sentido certo? Mas você conseguiu resumir a pop art falando que são colagens de imagens e saturadas e com tons diferentes, e a colagem da Marylin Monroe é realmente a mais conhecida. Quando estava no ensino médio pude ver um pouco dessa arte, até mesmo fiz um trabalho, foi bem legal! ^_^ Muito legal seu blog, já seguindo.

    yeah-dreamhigh.blogspot.com

    ResponderExcluir