10/01/2016

Pelo amor de Deus, cadê os gordos?

Faz um tempo que venho falando muito sobre aceitação e movimentos anti-gordofobia com a minha mãe (minha confidente, minha melhor-amiga). E sabe, eu mesma sou uma criatura complexada ainda que seja super a favor de body positivism e a-pai-xo-na-da por mulheres gordas que se amam e se colocam em posição de maravilhosas, o que de fato são.
Sério, adoro desenhar gente mais cheinha, adoro curvas, adoro o estilo com que se vestem, o modo MIL VEZES mais gracioso como dançam e se movem, até nas ações mais cotidianas... Mas não adoro o modo como o mundo trata essa questão.


Esses dias, comecei a fazer um apanhado de fotos de corpos masulinos e femininos pra treinar anatomia, porque tenho dificuldades monstruosas na hora de fazer algo que vá além de desenhar cabelos lindos e uma cabeça zoiuda. Fui indo, página após página de google imagens e... Você acha que encontrei algumo de  um/a modelo gorda/o? Assim, que tivesse pelo menos mais de 60kg por puro peso e não massa muscular? 
Claro que não. Que besteira a minha, de achar que ia encontrar modelos com aparência que não fosse inteiramente voltada para os padrões inflexíveis da sociedade. Ha ha ha, tolinha.
Gente, como assim? Eu já vi, sempre vejo, modelos gordas (ainda não vi homens gordos como modelos profissionais...) lindas e fantásticas em ensaios, sites e catálogos de langerie. Mas pra onde isso tudo vai quando é feita uma pesquisa no google? 
Ninguém sabe, porque, aparentemente, nesse momento: o de procurar por supostos "modelos" (levando ao significado literal e constantemente o que todo mundo de fato compreende) aparecem apenas os malhados. Não falo nem "magros", porque nem isso tem direito. É um 8 ou 8 zilhões entre esqueléticos (de ser de fato inteiramente não saudável MESMO) a pessoas hiper musculosas ou então mulheres sem proteção alguma dos ossos (sem tecido adiposo, sem chance de você cair no chão e estar seguro, sabe? A gordura é importante.).
Isso é muito absurdo.
Eu sei que é o que temos como pradrão geral, mas pelo amor, quantas pessoas cada um de nós conhecemos que é considerado "acima do peso"? É muitíssimo provável que mais da metade da sua lista de conhecidos.
O que quero dizer é: pra que? Quem é que acha isso decente? Tirando as pessoas que estão inseridos nessa minúscula parcela da população mundial, quem é que, de fato, se identifica e acha (genuinamente, sem que tenha sido largamente influenciado pela mídia) legal, aceitável e possível pra todos? Quase ninguém, com certeza.
Cadê gente vendo o próprio corpo com, sei lá, 15kg a mais do que a modelo ídolo achando que esse "a mais" é irreal e desnecessário, porque contanto que esta pessoa seja saudável, não há problema algum e é apenas o seu peso e não "quantos preciso perder"?
Cadê pessoas vendo artistas que resolveram aceitar o ganho de peso corporal como algo natural e sadio e apoiando a iniciativa?
Cadê os ensaios fotográficos pelos quais sou fissurada aparecendo casualmente nas pesquisas do google e também em revistas de moda e comportamento?

Se você assim como eu não encontrou respostas pra essas perguntas, peço que por favor me ajude a transformar o mundo no lugar em que as respostas estejam na ponta da língua e sejam algo nas linhas de "em todo lugar".

--//--
Obs: Eu inicialmente tinha feito esse post/desabafo só no blog pessoal, mas acabei decidindo postar aqui porque realmente acho que quanto mais pessoas isso atingir, melhor. Só explicitando porque o estilo está diferente dos posts anteriores e, bem, sabe como os fluxos de consciência são verborrágicos e imprevisíveis.

Um beijo

8 comentários:

  1. Engraçado que eu há pouco tempo fiz um post parecido sobre padrões de beleza e esses sites de imagens que não mostram ninguém imperfeito (e isso irrita-me profundamente), até me lembro de uma menina comentar e dizer que gosta de desenhar retratos que saiam desses padrões, gostei muito que ela tivesse dito aquilo.
    Gostei muito do post, é ótimo ver que há mais pessoas que realmente reparam e se preocupam com esses assuntos, aliás, há gordos e gordas que até são bonitos, mas aposto que ninguém lhes diz isso porque "têm uns quilos a mais", mas se eles emagrecessem eram logo "um sucesso". Felizmente já começaram a aparecer modelos gordas (e gordos) que lutam para quebrar estes padrões idiotas de beleza.

    Continua a postar coisas assim por favor! >.<
    Unicorns & Chill
    União dos Blogueiros Geeks
    Post sobre influências e padrões de beleza

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jura? Poxa que máximo! Como voltei a pouquíssimo tempo a postar e procurar por blogs ativos na blogosfera atualmente só vi seu blog e os posts que apareceram de primeira e não tive tempo de ir mais a fundo nas postagens. Também fico super feliz em saber que tem mais gente abordando o assunto.
      Tava na hora né? Espero que coisas como essa sejam mais e mais visadas em textos de blogs de todo tipo, porque diz respeito a todo mundo, realmente.

      Concordo totalmente, tem TANTA gente linda por aí que tá com a auto-estima lá embaixo porque acha que gordo=feio quando na verdade gordo=gordo e simplesmente isso.

      Vou dar continuidade a posts desse tipo sim, temas como inclusão e diversidade me cativam muito então pretendo trazer esses assuntos pra cá c:

      Vou dar uma lida no teu post, obrigada por colocar o link (me ajuda demais haha).
      Atés

      Excluir
  2. eu concordo principalmente tem certa mídia [emissora] a qual não vou citar que terrivelmente incentiva isso, por exemplo eu estou um pouco mas pouco acima do pesa de acodo com a tabela IMC, mas n como besteira e so faço exercício por quetão de gostar, precisar não preciso e nem quero ser magrerrima feia as gosrdinha ainda sofrem muito precoceito, so da uma olhanda nos comentarios da musica da meghan trainor no próprio youtube, para que ela n é gorda nas lá nossa chamam ela de tudo...mas vc sabe remedio pra emagrecer é caro gerar um bom dinheiro, então eles vão sempre incentivar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, eu entendo. Meu por que é que as pessoas encaram esporte como algo que só se faz quando alguém quer emagrecer? Parece que não existe mais lazer ou prazer em fazer as coisas, é horrível.
      Simmm, acho tão asqueroso esse pessoal que fica criticando artista que não tem o corpo esquelético, dá vontade de entregar um adesivo pra pessoa escrito "não é da sua conta, querido".
      Realmente, diversas indústrias ganham cada vez mais com esse ideal de "corpo ideal", é algo que fortalece bastante a divulgação desses padrões absurdos. Ai ai, esse é um ponto que acabei nem ressaltando, mas muito bem lembrado!

      Beijo, Taina

      Excluir
  3. Camii-chaaaan <3
    Desculpa a minha imensa demora para responder aos comentarios mas eu to meio atrapalhada no que toca a tempo livre ahsuhaushuas
    Saudades menina <333

    Awnt ahsuhaushau eu gosto de covinhas *-*
    Normalmente so gordinhos têm... queria ter mas a minha cara é seca sem bochechas -<
    Ah perai, o que é isso de blog pessoal? Achei q era este o.o

    Kiss~

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Buuuuuuuuuuunny <3

      Ah, se você acha que demorou imensamente imagina eu que levei quase 1 mês até te responder aqui! É de família esses atrasos hahaha.

      Nhommm, também estou morrendo de saudades *-*!

      Hahaha, covinhas são realmente lindas, mas sei de gente magrinha que tem também! (Mas convenhamos que gordinhos com covinhas é a coisa mais linda).

      Ah, esse era meu blog pessoal antes, quando ainda tava meio que no começo e tal, mas aí acabei resolvendo colocar meus assuntos (quase sempre baixo astral) num blog separado, nada demais ^^.

      Enfim, beijos beijos.

      Excluir
  4. Adorei o tema desse post! É impressionante que exista tanta gordofobia, quer dizer, grande parte da população hoje em dia está acima do peso (pelo que vi em algumas pesquisas por aí). E o pior é que já vi pessoas gordas sendo gordofóbicas, isso não tá certo.
    Eu estou acima do peso agora porque acabei engordando bastante na gravidez, e pra dizer a verdade só quero voltar ao meu peso antigo pra não ter que comprar roupas novas porque sou mão de vaca HAUHUAH E falando em roupas, até nisso os gordinhos sofrem preconceito, porque vai tentar achar uma roupa que sirva bem num gordinho? É muito mais difícil!
    Mas eu realmente admiro as modelos plus size que se sentem bem com seu corpo - o certo seria todos nos sentirmos bem com nossos corpos no quesito aparência, certo? Quando se trata de saúde já é outra história, mas ser gordo não significa necessariamente não ser saudável, aí já vem mais uma parte do preconceito.
    Enfim, concordo com tudo que você disse, e realmente espero que as respostas às perguntas sejam "em todo lugar".

    L'Énigmatique

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, adorei tanto seu comentário. Precisava falar antes de tudo <3.

      Sim sim sim e sim, é absurdo como tem gente gordofóbica idependentemente de classe, etnia e até de peso! Realmente, o mundo tá meio de cabeça pra baixo e quem sofre é sempre a maioria, que não se percebe como dotada de direitos e apenas oprimida sem ter como escapar. Ai que coisa feia, deus.

      De fato, é tão mais difícil encontrar roupas que fiquem bem em pessoas acima do peso, sem falar de como são sempre, SEMPRE, mais caras. Quase todos na minha família são gordos, grande parte da minha vida é repleta de lembranças da busca incansável por roupas plus size de preço relativamente em conta, e olha, coisa difícil isso de caçar roupas acessíveis!!

      Enfim, te entendo e adorei seu comentário (como eu disse logo de cara, haha).

      Até mais!

      Excluir