05/01/2016

Resenha: Fangirl - todo mundo deveria ler essa belezura



Ei, bom dia!
Juro que minha vontade de postar é enorme, só as oportunidades é que não acompanham haha. Tenho mil  assuntos a tratar, mas acho que livros é uma coisa que vale a pena passar horas falando sobre, então, cá estou.

Já ouviu falar de Rainbow Rowell? Ela já escreveu sucessos como Eleanor & Park e ta... E Fangirl, este especificamente é um livro que acho que todo mundo deveria ler. Ok, talvez não todo mundo, mas a parte do mundo que derrete aos pouquinhos ao ler ficções meigas e se sentir compreendida em páginas impressas.

Se você é uma dessas pessoas, ou só, digamos, uma pessoa apaixonada por personagens irreais, histórias longe do seu mundo, mais do que isso: outros mundos e vive orgulhosa disso e segue nessa realidade em que ninguém parece realmente nos compreender... Fangirl é o livro pra você.

Já aviso, aqui vai uma sinopse, um pouco de chororô e uma crítica literária mega favoritista e tendenciosa, mas também tem bastante coisa boa. (:




Sinopse não chata: Pra começar, você conhece a Cath: uma menina super tímida com aquele complexo de gêmeo em que "se vocês têm um ao outro, pra que precisam do resto do mundo?". Uma Cath apaixonada por Simon Snow, paródia incrível de Harry Potter sobre a qual nossa querida escreve uma fic de sucesso, em que o ship da vez são os HarryxDraco da paródia. 
Aí você segue o fluxo da vida dela, terminando o ensino médio, indo pra faculdade com a irmã gêmea e chegando lá tendo o mundo revirado da pior maneira. Lidar com mais pessoas se torna obrigatório e, mais do que isso, conviver em sociedade e ainda manter sua fic ativa e não desapontar os fãs, porque lógico que ela é super internet famous com uma fic BL né, amigos?


É um pouco disso tudo o mundo em que Fangirl é desenvolvido. Confesso que há um tempão vi a capa desse livro e não fiquei com vontade alguma de ler depois de ler a descrição. Parecia morno, previsível e totalmente sem-graça. Sinceramente, tem gente que acha tudo isso a respeito da leitura, mas pra mim o que mais importa nesse livro é o modo como a Cath se relaciona com o mundo e o enfrenta com as suas limitações, surtos, medos, timidez e curiosidade a despertar.

O mágico nesse livro são os momentos em que você se pega sorrindo ao imaginar o que acontece, quando você morre de vontade de grifar algo que faz sentido pra você, como pessoa e não como leitor apenas. Fangirl é além de um romancezinho adolescente e ficcional, um apanhado de pequenos desabafos diários que acredito que todo mundo tenha. (Ao menos, quem se encaixa minimamente no perfil da protagonista meu deus, eu era ela quase inteira quando li)


Olha só pra eles, pra como são fofos. Como é que você vai seguir sua vida sem ler a história deles? 

Então, se você ficou afim de ler, aqui tem links pra baixar em pdf em português e em inglês e pra quem quiser comprar o url de venda na Amazon. (A versão do pdf em pt tem uma tradução meio ruinzinha, mas dá pra ler)

Costumo sempre ler esses livros "duvidosos" online antes de comprar a versão física, mas se quer o conselho de alguém muito exigente: compre o livro e não vai se arrepender, é uma gracinha.



Obs: Pode baixar sem medo qualquer um dos arquivos, hospedei na minha conta do Gdrive então é totalmente seguro ^^.

Enfim, pretendo fazer mais um montão de resenhas. Sou viciada em livros desde os 11 anos e dificilmente encontro gente que compartilhe dos meus amores, então acho que divulgá-los talvez seja algo positivo.

Até mais c:

3 comentários:

  1. Eu lembro-me que comecei a ler Fangirl! Mas foi numa época tão atribolada que tive de fazer uma pausa, e entretanto esse tornou-se um dos livros que "tenho de terminar um dia", mas parece que esse dia nunca mais chega.

    Mas eu lembro-me bem de como era fácil identificar com a Cath - aliás, eu só li esse livro durante uma tarde, em que desvastei logo as 100 primeiras páginas ou coisa assim porque era bom demais: a paixão dela por escrever fics - e melhor, uma fic BL em que realmente as personagens parecem o Draco e o Harry - a maneira como as pessoas tinham tanta consideração pelo que ela escrevia e ela se empenhava tanto em nunca desiludir expectativas, a maneira como as pessoas "não virtuais" nem sempre entendiam a seriedade com que ela escrevia fics, a colega de quarto que estava a tentá-la obrigar a "sobreviver" e o namorado da mesma... E sim, eu adoro esse confronto entre o que se passa na cabeça das personagens e a sociedade que as rodeia.

    Tal como você disse, como é que vou continuar a minha vida sabendo que há um livro desses por ler? ;) Realmente tenho de lhe dedicar um tempinho. Traga resenhas, é algo que eu adoro, e além disso, eu também sou leitora compulsiva desde os 11 anos precisamente >.<

    Dois pequenos detalhes:
    1) não sei se já disse, mas gostava de ter o AEG como afiliado

    2) como é que se faz o modelinho da data do seu template Akai Tenshi's Template? A imagem eu sei fazer, mas como é que se configura? Eu gostava de usar, claro que creditarei :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, eu li fangirl numa fase conturbada também. Nha, foi difícil aguentar a tradução do pdf, mas valeu tanto a pena. Realmente acredito que a história seja uma gracinha *-*.

      Bem, se você gosta de resenhas vai ficar bem satisfeita com os futuros posts porque é a grande maiora de resenhas dos mais variados temas haha. Acabei percebendo que é bem difícil pra mim agora escrever posts que não sejam de conteúdo e sim com utilitários ou goodies, mas ainda vou tentar retomar isso de alguma forma ^^.

      Bem, super aceito seu pedido de afiliação, acho que você pediu antes, mas acabei esquecendo. Como sou mega desligada já vou colocá-la na minha lista antes que eu me esqueça de novo haha.

      2) eu fui dar uma olhada no layout e descobri como fiz. O ruim é que não me lembro de que blog eu peguei o tutorial, tenho uma vaga lembrança, mas ainda assim vou pesquisar melhor antes de postar como fazer pra que tenha os devidos créditos c:

      Atés <3

      Excluir
    2. Ah, achei o tutorial! É de um blog que eu costumava ser apaixonada a uns anos atrás, o Reino Kawaii c:

      Aqui os links:

      http://reinokawaii.blogspot.com.br/2012/03/data-do-blog-personalizada.html

      http://reinokawaii.blogspot.com.br/2013/01/data-dos-posts-em-forma-de-calendario.html

      Ambos podem servir a meu ver, mas que me lembre usei o primeiro link e fiz apenas alterações comuns pra que ficasse do jeito certinho. Enfim, espero que dê super certo e certamente ficará lindo com seu bom gosto :3

      Excluir