28/06/2016

Canal das Bee - Falando do universo LGBTQIA


Oi oi! Tô bem animada com esse post. Primeira vez que falo de ~tchan tchan tchans~ um canal do youtube aqui. Sou super sem noção dessas paradinhas de vídeo, então se me arrisco a recomendar isto aqui a vocês, é porque importa. Importa muito e muito e muito. Esse canal, o Canal das Bee é o maior canal brasileiro de pautas LGBTQIA do Brasil. Precisa de mais incentivo pra entender melhor do que se trata? 
Pense numa galera engraçada e inteligente. É só o que tem nessa coisa linda ♥.



A começar por esse logo gracinha, hehe. Já começo colocando a descrição deles mesmos acerca do canal: "Não só um canal contra a homofobia. Um canal contra o preconceito, contra a transfobia, a bifobia, a lesbofobia, o machismo. Um canal a favor da diversão, do riso e de viver a vida do jeito que você quiser. E principalmente, sendo quem você é!" .
E é exatamente dessa forma que tudo é abordado nos vídeos. Além de ter, claro, discussões e a abertura para que pessoas de diferentes orientações sexuais e identidades de gênero, o canal mantém (sempre que é adequado) o bom humor e um modo leve e bem-humorado de tratar os assuntos. 
Não significa dizer que eles falam de tudo com piadinha e nada de seriedade. Simplesmente separam bem as coisas. Em assuntos pesados e sérios, ou comoventes e doloridos, se emocionam e mantém o respeito. Quando a pauta é descontraída ou os convidados (sim eles procuram sempre chamar gente diferente pra falar por lá) entram no clima de conversa entre amigos, é como se você estivesse numa saída com seus conhecidos de anos. 
Impossível não se apegar aos membros fixos do canal, além de serem incríveis no quesito militância, conhecimento e busca de aprimoramento sempre, todos são encantadores pela própria personalidade. Não tem como não se apaixonar por tudo que esse canal envolve e representa, não acha?

Pergunte as Bee

Essa playlist é a mais longa deles, o quadro Pergunte as Bee é como uma eterna enciclopédia da comunidade LGBTQIA e da Militância Racial e Feminista como um todo. A grande maioria dos vídeos aborda os temas de forma super tranquila e quase sempre provocando risos. Outra vez, quando dá pra se divertir, ok, quando é sério, é sério e pronto. Simples assim. São mais de 100 vídeos com duração de 5 a 20 minutos e olha, passa tão rápido que você não cansa nunca!

Bee Comenta

Aquilo que eu tinha dito sobre papos mais sérios? Então, ó aqui tem bastante disso. No quadro Bee Comenta os membros do canal e  as vezes alguns convidados falam acerca de temas que geraram polêmica ou repercussão na comunidade LGBTQIA.
Não é algo imparcial, Não nego. Mas é a favor dos direitos humanos, o que a meu ver é o que importa, não é mesmo? De que adianta ser imparcial num momento em que se fala sobre assuntos que devem ser criticados? Um exemplo muito claro é a "cura gay", tem cabimento falar disso sem mencionar o quão absurda é a coisa? Não né. 

O velhinho e mais todos os velhinhos e velinhas gays tão aí pra reforçar meu exemplo. Ó que amorzinho ♥. 

Uma pequena pausa pra desde já deixar aqui os links das redes sociais do canal. A página do facebook em especial é sempre bem atualizadinha e lá eles sempre avisam quando tem vídeos novos e eventos etc, então né: recomendadíssima.


Bee Fun

Agora chegou mesmo mesmo a hora das gracinhas. Esse é o quadro que já diz tudo no nome. Nada a comentar, só deixar pra finalizar com chave de ouro esse post cheio de coisa boa e gente bonita por dentro e por fora!

Sei que é um montão de vídeos e que não é sempre que a gente tem tempo de acompanhar essas coisas de internet e tal. Só que separar 20 minutos do seu dia pra assistir um vídeo que aborda temas tão importantes pra convivência em sociedade e pra formação de uma sociedade melhor não é nada, certo? 
Então, mesmo que você assista aos pouquinhos e, sei lá, um vídeo do canal por semana ou por mês... Já é um avanço e ajuda também a eles com a visibilidade.
Precisamos todos fazer parte da engrenagem que faz a Terra melhorar. 

4 comentários:

  1. Ai mano, esse canal é mesmo incrível, né non? Acompanho desde o ano passado e desde então venho aprendendo muitas coisas sobre o universo LGBT+, sendo um veículo primordial para o meu desenvolvimento como militante.

    São nesses momentos que agradeço imensamente pela existência da internet, sério. Olha só que coisas maravilhosas ela traz! Esse intercâmbio de conhecimento é absolutamente mágico. Tenho certeza que jamais consideraria-me emponderada sem a existência desses grupos inclusivos. Aliás, além do Canal das Bee, acompanho também o Danilo Leonardi (tem uns vídeos incríveis dele sobre temas essenciais no que diz respeito ao universo da comunidade oprimida), da Karyna Rangel (ela faz interpretações de situações vividas por outras mulheres, uma espécie de "porta-voz", saca?), do Federico Devito, da dupla musical Ibeyi (EU. SEMPRE. CHORO. COM. ELAS.) e o canal Afros e Afins. E, claro, tem o já conhecido LubaTV, que apesar de 90% de seus vídeos serem sobre coisas super aleatórias, ele consegue passar uma mensagem positiva no final e algumas vezes discute sobre temas polêmicos também, como a chacina em Orlando, "coisas que são para garotas" e emponderamento feminino. Neste último, tem o canal da Gabbie Fadel, que é uma super militante também.
    E pra fechar com chave de ouro: vejo V-Squared meRMO TÔ NEM AÍ *foge*

    Mil e um beijos, Camii! E muito obrigada por divulgar esse canal maravilhoso. Todos do mundo deveriam vê-lo. :')

    P.S.: Ficaria extremamente agradecida se você pudesse me indicar canais de pessoas negras sobre esses movimentos de visibilidade. É uma pena que, mesmo no espaço de uma comunidade oprimida (no caso dos LGBT's+), há uma outra divisão, que é a "padronização racial". Gays negros quase nunca são representados! E eu, como branca, me sinto na obrigação de conhecer mais a fundo essa """"""minoria"""""" (SUPER entre aspas. Entre aspas atômico. Mas você entendeu), mesmo que eu jamais sofra racismo. É preciso apoiar tais projetos, tais iniciativas, tais movimentos! Lutar a favor de nossas manas. Apoiar a representatividade das """""minorias""""". o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SIMMM, ELES SÃO MARAVILHOSOS! <3
      Também aprendi demais com os vídeos do canal, principalmente com relação a pessoas relevantes no meio que eu não fazia ideia que existiam haha.

      Meu, como você já sabe eu sou mega desinformada em quase tudo, mas sei de alguns canais legais que acompanho com muito custo, já que né, não sou muito atenta com vídeos ^^".
      Ainda tá na minha listinha procurar esses canais todos que você listou, deles todos só conheço o Afros e Afins e acho aquela menina ma-ra-vi-lho-sa! Apesar de que de vez em quando ela tem uns micro excessos, mas é tão microscópico que nem vale a pena ressaltar. Tô procurando uns canais e blogs que tratem de militância negra também, ainda não tive tempo de ir muito a fundo nisso, mas prometo que quando achar umas coisas legais eu te passo me primeira mão, amorzão <3.

      Um beijão, meu chuchu!

      Excluir
  2. Ooi, Camii! <3

    Gente, eu adoro o Canal das Bee! Pra ser sincera, não assisti taaantos vídeos, porque não tenho muita paciência de ficar no youtube vendo vídeos e talz, sempre digo "ah, vou ver mais tarde" e o mais tarde não chega nunca. Mas todos os que vi gostei muito, e minha irmã é ainda mais fã, ela até comprou uma camiseta do canal. <3

    Gosto muito da forma como eles tratam os temas da comunidade, às vezes me mato de rir com os vídeos, e já aprendi bastante com eles também. E, sei lá, fiquei assistindo alguns vídeos aqui no seu post mesmo e acabei aprendendo um monte. <3

    Gostaria inclusive de conhecer mais canais como esse, sobre representatividade de outros tipos, já que sou um zero à esquerda (ou preguiçosa mesmo, como queira) para pesquisar 'ças coisas. ><

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aaaah, eu sou bem assim também, Helo! Nunca consigo acompanhar as coisas direito porque eu e youtube não somos lá muito chegados hahaha.
      Ai, eu queria demais uma camiseta deles, mas quando vi já tinha acabado </3, mas que amor que sua irmã gosta *-*.

      Bom, eu mesma conheço só alguns canais, mas já que você falou vou tentar fazer mais posts apresentando canais como esse, afinal, quanto mais gente souber deles melhor pro mundo né ~

      Mil beijos!

      Excluir