26/07/2016

Sobre fangirls e o hating incessante aos nossos gostos


É então, vamos falar de comportamento desnecessário e idiota? Sempre bom lembrar dessas coisas pra não repetir e repreender quem faz, não acham?
Um post um pouco diferente, um tiquinho agressivo, mas com o intuito de atingir com tapa na cara só quem estiver errado e, nesse caso, não tem justificativa nem debate se é justo ou não. É errado mesmo.

O que é, afinal, ser fangirl? 

Já começa por aí, a meu ver. Sempre usei o termo. Nunca me preocupei muito com a questão de gênero empregada, mas também é um ponto crucial. Sabe por que? 

  1. Porque muitas pessoas, majoritariamente homens, o utilizam de forma depreciativa e desmerecem diária senão a cada minuto mulheres e jovens que têm a coragem de mostrar que gostam muito de algum tema. Essa é a real, uma mulher gostar de algo incomoda, gostar muito então, já vira alvo de crítica automática. Claro que é ruim se tem um grande público feminino né? Histéricas, ugh. [Emprego de ironia 24h por dia]
  2. A popularização do termo fangirl acaba excluindo massivamente uma grande parcela de pessoas que são igualmente parte do grupo. O comportamento adotado por fangirls independe de gênero, vai além disso. É ser fã de tal maneira que chegue a um amor e euforia. Por que separar as pessoas que sentem isso da mesma forma só por que elas têm genitais diferentes, mas permanecem com o mesmo modo de agir?


Desde que me conheço por gente e sei que muito antes disso o gosto de "uma garota" é instantaneamente menos "válido". Um exemplo muito claro disso é a crítica de boybands, artistas como Taylor Swift, Justin Bieber entre outros e até mesmo livros como os do John Green.Tudo isso normalmente vêm acompanhado de uma enorme onda de fãs. Algumas coisas têm mesmo a maioria dos fãs feminina, outras não, mas isso nem importa. 
Quem reclama só se importa com a não legitimidade do gosto feminino. E ponto. Não é "Essa música é feita apenas para vender e não traz mensagem alguma" ou "Isso é apenas produto da mídia, afim de massificar e tirar o dinheiro da população". Pode até ter essa "roupagem", mas quando se critica o gosto de uma fangirl, a pessoa está desvalorizando o alvo de afeto de um ser humano, está desmerecendo sua capacidade de escolha, de compreensão e intelecto, porque "ah, só essas garotinhas pra gostarem de uma merda dessas". 
Garotinhas, jovens e mulheres gostam do que quiserem e não é por fazerem isso que as coisas devem cair na escala de "qualidade" aos olhos da """sociedade""".



Nunca notaram como isso é frequente? Ao se deparar com qualquer tópico de apoio majoritariamente feminino e é só esperar chover comentários contra. 
Yaoi, por exemplo. O público alvo são mulheres e normalmente gays, certo? Todo mundo sabe como é enorme o número de haters e gente que simplesmente gasta seu tempo sendo maldoso e venenoso espalhando ódio contra os fãs desse gênero. Mas você vê isso na mesma proporção com Hentai? Não né, por quê será?

Simples: o público é em grande maioria masculino e eles mantém esse status e todas as demais "coisas de homem" intocáveis no patamar de aceitação generalizada.
Claro que tem gente que reclama de hentai e de outras coisas como pornô, machismo etc, mas não chega nem perto da quantidade de ódio diariamente redigida e dita para mulheres que têm seus gostos cobertos de adjetivos negativos.

É inaceitável que joguem no lixo o gosto de alguém só pelo gênero. Nessa hora, ninguém quer saber se a pessoa gosta daquilo mesmo sabendo da visão comercial por trás do produto (seja ele uma banda produzida, um livro, uma roupa o que for), ou que ela pode ter levado em consideração todos os aspectos negativos de [insira alvo da critica aqui]  e ainda assim ter ponderado e escolhido apreciar as partes que lhe convém e a deixam feliz. Só querem depreciar, menosprezar e inferiorizar.
É isso que acontece comigo, com minhas amigas, com mulheres que nem conheço e que espero poder trocar olhares solidários algum dia. Nós merecemos mais.




Se puderem e quiserem, recomendo um texto que aborda esse tema: [aqui] . É em inglês, é de enorme importância e é impecável em todos os aspectos.
Lê aí e se perceba.
Você está de que lado? Não aponte o dedo pra uma mulher jamais.
Estamos aqui pra nos ajudar, não acha?

3 comentários:

  1. É bem verdade. Mas hoje em dia isso acontece com quase tudo e nem sempre é porque o público alvo são as raparigas.
    Tudo o que tem sucesso recebe hate, que acredito que vem da inveja. (Aposto que muitos rapazes andam encalhados e têm inveja de, por exemplo, boygroups que têm muitas fãs femininas, quem lhes dera mesmo).
    Outra coisa é que as fangirls estão generalizadas como sendo frenéticas, obcecadas e doidas. E de facto, algumas passam dos limites, eu sou fangirl mas não chego ao ponto de ser louca e iludida pelos meus ídolos, gosto de exagerar um bocado e fazer piadas, mas não é como se eu me quisesse casar com eles ou algo do tipo, apenas aprecio o seu trabalho e gosto de o acompanhar, sou uma fã normal que gosta de brincar e fazer memes como a maioria. Depois há aquela minoria completamente fanática que não respeita a privacidade dos seus ídolos e acha que vai casar com eles e coisas assim, e as pessoas vêem isso, e pronto né, para falar mal as pessoas têm umas 100 bocas, uns 1000 olhos e o que mais vier.
    Agora é verdade que nunca ninguém goza com aquilo que os rapazes, na sua maioria gostam, se bem que já vai havendo fanboys, conheço alguns (muitos talvez).
    E há algo que muitas pessoas ainda não perceberam, é que os gostos não têm género ou orientação sexual. Um homem que goste de Lady Gaga pode não ser gay, uma mulher que goste de animes shounen, pode não ser "maria-rapaz", e se não o for também não significa que seja poser.
    Infelizmente as pessoas ainda generalizam muitos as coisas, pensam mais no grupo do que no individuo, e muitas vezes nem pensam na maioria e sim na minoria.
    Espero que no futuro isto mude, mas acho que a solução é educar as próximas gerações para que eles não tenham uma mentalidade irracional e retrograda.

    Unicorns and Chill

    ResponderExcluir
  2. Nossa, é assim mesmo. Sempre desprezam o que faz mais sucesso entre garotas, não importa a qualidade.
    Eu não sou contra o uso do termo fangirl desde que não seja depreciativo. Eu uso como significado de lealdade e amor pelo tema que "fangirlizam".
    Só queria que nos deixassem gostar das coisas em paz.
    (*^3^)/~☆ Beijos
    Fragmentada ♥

    ResponderExcluir
  3. Olha, eu nunca tinha pensado no termo fangirl dessa forma. Também sempre usei-o sem me preocupar muito, mas é um tanto problemático mesmo.
    Por exemplo, eu não costumo dizer por aí que gosto de yaoi. Uma vez, eu fazia um curso técnico e estava numa turma nova (a qual tinha muito mais homens do que mulheres, só pra constar). Um belo dia estava conversando com alguns deles e um deles me perguntou se eu gostava de yaoi. Primeiro fiquei surpresa com a pergunta, já que quase ninguém fora do meio otaku conhece esse termo, depois fiquei constrangida pensando "se eu responder que sim, o que será que vão achar de mim?" - no fim respondi que sim, conversamos sobre isso e fim. Mas só de precisar ficar constrangida com esse tipo de pergunta, só de precisar pensar que os outros vão achar que somos pervertidas ou whatever, isso já é um saco. Então, um cara gostar de pornô é super normal (inclusive considerado "machão" por causa disso), até falam disso abertamente, mas uma mulher gostar de yaoi já a torna uma pessoa bizarra e pervertida?
    Isso é só uma pequena parcela do julgamento que as mulheres sofrem todos os dias, infelizmente. :/

    ResponderExcluir