06/11/2018

Um papo sobre escolhas acadêmicas e pirações



A verdade nua e crua?
Eu tô praticamente a Clarice Falcão no filme Eu Não Faço a Menor Idéia do que Tô Fazendo com a Minha Vida. Sério.
Antes de qualquer coisa, fica uma dica se não assistiram a esse filme ainda. Quando lançou assisti no cinema com a minha mãe, olha que fofinho.

Bem, vamos ao ponto: quem é que sabe o que quer realmente? O ser humano tem sempre tantas inteligências desenvolvidas, algumas pessoas são boas em tanta coisa, ou mesmo que sejam duas coisas distintas, já dá uma dor de cabeça porque né, “escolher faculdade você escolhe uma só, Joãozinho, decide aí a profissão que vai trazer comida pra tua mesa e vê se  decide rápido”.

Nada espera por ninguém, nem a gente. É o que dizem, aliás, é o que nos mentem.

A verdade é que o mundo é grande demais e as idéias que colocam na nossa cabeça sobre ensino superior e carreira profissional são microscópicas. É tudo um plano de caixinhas que ou você tem a sorte de encaixar, ou sucessivamente vai tirando seus pedaços e se diminuindo pra fazer caber. E estou aqui pra tentar quebrar um pouco isso.
Tenho amigos de todo jeito. Uns estão felizes na faculdade que escolheram e seguem firme no sonho do Emprego Ideal e Seguro TM; outros que estão no meio de uma faculdade de afinidade mais ou menos e pensando no que fazer a seguir;  gente que se formou, trabalhou e quebrou a cara com a profissão e agora ta ralando pra se descobrir de novo; outros que nem fecharam nada ainda, tão pulando de área em área a procura do encaixe acadêmico quando tem mil paixões no peito.
Tem de tudo.

Um pouco de mim também ressoa com cada um deles.
De um lado fiz um curso que me fez mergulhar numa área que gosto, do outro tem a dificuldade de achar emprego e aquela vozinha na cabeça que diz que pegar o caminho das profissões básicas vai resolver tudo na minha vida. Por um terceiro e holístico ponto de vista, há em mim a vontade de largar tudo e fazer trabalho voluntário por aí, morar em países diferentes com emprego só pra pagar moradia e viver a juventude antes que acabe.

É um enorme potpourri .
Sabe o que pira mais ainda? Que nenhuma das opções é 100% certa e confiável. Não tem um Emprego Ideal e Seguro TM me esperando em nenhuma das portas que eu acho que devo abrir, só tem umas possibilidades. Nem estas definidas.

A partir desse ponto, que parte de uma ausência de caminho certo, a gente começa a pensar de uma forma diferente.
Não adianta seguir o que a tua família quer, não é sucesso garantido.
Não adianta fazer um curso difícil e que o salário paga bem no futuro, você pode odiar tudo e desistir.
Às vezes nem fazer o que você acredita que quer é a solução da tua angústia. A gente muda, cada novo dia somos um novo ser humano, com novas habilidades, convicções, a gente muda e as aptidões também. Nada é perda de tempo, a chave é se respeitar dentro das fases.

Então se liberte, permita-se escolher as coisas erradas. Ou demorar a escolher. Até mesmo trocar a opção que antes era definitiva. Porque nada é.
Não tem nada de errado com a gente. Pessoas plurais merecem várias opções mesmo e a vida não veio destrinchada pra você, então se permita descobrir vários caminhos.

É isso, só queria te dizer que cê pode fazer tudo e que tá dando certo c: .

1 comentários:

  1. Cara, me identifico ao mesmo tempo que fico meio away nesse assunto.
    Por ter a oportunidade, escolhi um curso que quis por muito tempo, ainda estou terminando o "humilde" segundo semestre e não posso dizer que vi o suficiente do curso pra falar "uau, por que que eu escolhi isso aqui?Né pra mim n" e muito menos "é isso que sempre quis" (msmo que ultimamente eu esteja tendendo mais pra segunda alternativa).
    A princípio tenho me interressado por algumas áreas e aplicações da biologia (meu curso), mas fico muito em dúvida se quero trabalhar nos jobs que, até então, estou conhecendo: área acadêmica, viver para publicar artigo, etc... Então, por mais que eu esteja gostando das áreas de estudo, estou em dúvida quanto ao mercado de trabalho. mas vejamos o que o futuro vai me proporcionar de oportunidades.... #umtantantinho assim de medo
    Sobre seguir o que minha família quer... nem eu sei exatamente o que eles gostariam que eu fizesse, fica num dualismo "faz o que tu quiser e te der retorno, por que você tem essa oportunidade" e "faz algo que te dê retorno e dinheiro! que você quer fzer estudando bicho, célula e planta, guria?". Mas, definitivamente concordo com sua segunda afirmação, fazer um curso """""reconhecido"""" e seguir essa profissão com um profundo e rabugento sentimento de "que merda que eu escolhi fazer da minha vida" pra mim não é uma opção boa.
    Adorei sua postagem, posso imprimir os últimos parágrafos e colar nos murais da minha faculdade? permissão, sra?

    Até <3
    mrs poirot deixa uma flor aqui :)

    ResponderExcluir