25/09/2014

Loish, doçura nos traços de mulher



Lois van Baarle, um nome um tanto desconhecido para muitos no Brasil, mas que em alguns sites da internet têm uma repercussão e tanto. Muito conhecida como Loish, Lois é uma ilustradora principalmente de mídia digital que vive na Holanda, onde trabalha ilustrando e animando, além de manter sempre atualizado seu blog e flickr, onde inspira a cada publicação mais e mais pessoas.










De origem europeia, Loish aprendeu a desenhar e empregar suas técnicas de pintura e arte-finalização digital sozinha. Começou aos quinze a desenhar com o mouse, tarefa difícil, mas que durou apenas um ano até que ganhasse sua primeira tablet, o que possibilitou entre muitas outras coisas mais e mais horas gastas desenhando e se descobrindo.
Aos dezoito decidiu seguir a carreira artística e fez cursos de animação após o ensino médio. Apesar dos cursos todas as técnicas para pintura digital e seu estilo foram constituídos e adquiridos devido à sua experiência aprendendo consigo mesma.
Lois diz inspirar-se nas fontes mais diversas, desde sua adolescência, estilos inteiramente diferentes como o desenho japonês do mangá e Art Noveau, particularmente o grande artista Mucha exerciam um grande papel nesse quesito. Atualmente, graças ao seu trabalho numa área criativa e a infinidade de artistas encontrados na internet, sua gama de inspirações cresceu bastante e atualmente seu mapa de influências, como ela mesma coloca as obras que a inspiram, aparece ainda maior e cheio de estilos diferentes.



Seu estilo de pintura e desenho que nos remete um pouco a arte aquarelada, repleta de detalhes, combinações de cores e mesclas de camadas e tons foram desenvolvidos pela artista gradualmente. Inicialmente, segundo ela, seu foco era brincar com as ferramentas até que se sentisse confortável com elas para então avançar e criar imagens maiores. No início, como ela diz aconselhando aqueles que começam agora na área da pintura digital, o importante é fazer diversos desenhos e explorar as possibilidades oferecidas pelo software utilizado, de forma a facilitar não só o aprendizado, mas também o desenvolvimento de um estilo próprio conforme as habilidades aumentam.
Além disso, a busca pela motivação e inspiração é algo muito importante, já que não se pode ter bloqueios criativos de longa duração quando se trabalha com criação. Para evitá-los ou simplesmente sair desse processo, suas saídas são ter paciência e procurar por coisas que a façam desenhar algo até que, eventualmente a façam se sentir orgulhosa do que fez e a motivem a voltar a produzir. 
No geral, por ser uma artista muito conhecida através das mídias digitais, Loish se mostra muito acessível e sempre tentando de alguma forma disponibilizar tutoriais ou simplesmente textos que expliquem e tirem dúvidas de seus fãs e de pessoas que estão começando na área. Diretamente da Holanda, suas ilustrações ganham cada vez mais espaço, conquistando a todos com sua originalidade e beleza inconfundível.

 

0 comentários:

Postar um comentário