14/10/2014

Nestor Jr e os peculiarmente belos


Num mundo regido pela estética e esteriótipos cada dia mais longe de serem atingidos como a magreza extrema, curvas possíveis apenas com cirurgias e músculos torneados artisticamente sem ganho cultural ou social algum, surge Nestor Jr: um artista único que tem como marca de suas obras o interesse pelas pessoas de formas comuns e algumas vezes até diferentes de nossos padrões de beleza, mas que, quando apresentados nos trabalhos de Nestor se mostram lindos e cativantes. Desde a adolescência focado no estudo das artes visuais, o catarinense conquistou e vêm conquistando cada vez mais espaço no meio das artes do Brasil, tendo suas ilustrações presentes em galerias como a Fibra (São Paulo, SP), Galeria Cor (Florianópolis, SC) e RV Cultura e Arte (Salvador, BA).

"Percebeu que seu conceito de beleza é diferente, seu interesse maior está na beleza do corpo ordinário, fora de medidas e silhuetas padronizadas. Diriam que se trata da feiura; mas vai além, é uma reflexão entre o sublime e o grotesco." 

Como descrito na página oficial do Facebook de Nestor Jr, sua visão busca as formas que julgamos não se adequarem a fazer parte do conceito de arte ou "estética agradável", digamos. E é nesse tipo de julgamentos que nos vemos mais enganados e surpresos com a capacidade do artista de transformar tudo que conhecemos em aspectos visuais em meros conceitos antiquados, transpondo uma barreira para uma visão de mundo muito mais aberta e que procura nas mais divergentes características do corpo humano algo de belo, que vale a pena retratar e apreciar.
Começou sua carreira artística em 2002 abrindo mão da proporção e se lançando num plano mais livre de criação, ilustrando livremente o que lhe vinha a mente e colorindo, ora com aquarela, lápis de cor e diversos materiais até a gravura, técnica que continua experimentando.
Diversas hipóteses podem ser formuladas sobre o significado de suas obras, imagens únicas e que em cada pequeno detalhe transbordam exuberância não só do corpo e das cores, mas também possuem um pouco de personalidade, talvez do próprio talvez de sua inspiração, talvez de quem vê. Nunca saberemos. Sua arte é, antes de mais nada e também por último, um mecanismo de consciência. Algo que te leva a pensar de uma forma diferente, refletir e se transformar de acordo com as concepções adotadas para ver o mundo, as pessoas e a vida em si mesma.

0 comentários:

Postar um comentário