06/12/2013

Arte urbana no Brasil vai pra frente?


É eu  sou meio incompetente então num post sobre arte urbana brasileira eu coloquei uma ilustração tipicamente oriental, pois é a vida tem dessas coisas.
Hey meus queridos  ~!
Espero que tudo esteja indo direitinho pra vocês. Tenho tido um período de aprendizado enorme nesses últimos dias. Minha vida está me dando umas lições quase que em sequência, não sei o que acontece. De qualquer fooorma, isso não é importante agora!

Antes de mais nada, você gosta de grafite? Porque se gosta, esse post é pra você. É meio complicado falar de arte urbana e já ir direto pulando pro grafite, mas dessa vez farei isso. Pra que todos saibam, arte urbana é composta por diversas formas de criação artística entre elas: o grafismo em si, cartazes lambe-lambe (que eu também pretendo falar sobre em um post futuro), estêncil entre outros.
Pra simplificar, dessa vez escolhi dois grafiteiros muito conhecidos internacionalmente e que, ao menos quem vive em São Paulo capital, quase ninguém conhece no Brasil mesmo tendo visto suas obras em diversos locais da cidade.
Acho importante falar de arte popular. Arte é expressão e quando isso se passa na ruas e tem toda esse "campo de trabalho" porque convenhamos que tem bastaaante muro por aí pra servir de tela pra quem quer grafitar acaba se tornando uma coisa mais acessível pra todas as camadas da população e, poxa isso é super importante!
Bora conhecer um pouquinho de quem dá cor pra nossa querida cidade poluição?



 

Se você já viu alguma garotinha com esses olhos enormes num muro mundo a fora, meus parabéns meu caro porque você já viu a arte de Nina Pandolfo, uma das poucas mulheres que conseguiu fazer carreira no meio grafiteiro.

Quase sempre junto com Os Gêmeos (Gustavo e Otávio Pandolfo), Nina segue fazendo sua arte aparecer nos locais mais surpreendentes do mundo. A dupla já chegou até a grafitar um castelo. Em muitos países desenvolvidos que o Brasil tanto baba-ovo e tenta alcançar desesperadamente, os artistas das nossas ruas conseguem reconhecimento enquanto ninguém faz a menor ideia de quem são aqueles que faz a cidade um tiquinho mais decente.


Reconhece essa cara meio amassada? Os grafites dos três se fazem bem presentes por várias ruas de sampa, mas ninguém dá muita importância. A gente só vê, acha bonito e tal e passa. Mas quanto tempo mais vamos deixar passar a cultura do país pela janela do carro? 

Falando primeiro da Nina, que é com quem mais me identifico, suas "ilustrações", se é que posso chamar dessa forma, tem como característica meninas de olhos grandes e elementos da natureza. Ela sempre usa cores bem vivas e vibrantes, fazendo tudo ficar com um quê de infantil e doce.

"Nina nasceu no interior de São Paulo e é a filha mais nova de um total de cinco garotas. Dessa época, traduz em seu trabalho as lembranças do quintal de sua casa e do convívio com as irmãs - o que ajuda a explicar a constância de figuras femininas em seus desenhos.
Com traços suaves e de personalidade, ela se consagrou como um dos nomes femininos mais fortes da arte contemporânea, mercado que está extremamente aquecido só a gente que não fica sabendo. Suas obras podem ser apreciadas tanto nas ruas do Cambuci quanto em galerias pelo mundo.
Discretamente, prefere não se declarar como grafiteira ou artista plástica, não busca rótulos ou nomenclaturas e eu aqui taxando a moça, que feito da minha parte.Para o futuro, quer transpor seus desenhos em novas mídias, buscando sempre diferentes formas de para expressar suas ideias - possíveis novos ambientes para suas meninas, gatos e vaga-lumes."

Agora me diz se você não se apaixonou por ela? Porque depois de hoje, ao menos eu já caí de amores por essa moça hiper-meiga super talentosa.
Confiram alguns dos trabalhos dela e toda a doçura da Nina transposta em um conjunto de traços e tinta:

 





(minha imagem preferida ♥)



Quer saber mais sobre ela? Basta acessar o site por aqui e ver os posts dela por lá, além de uma galeria linda e uma quantidade enorme de imagens das menininhas fofas da artista.

Agora, falemos dos Gêmeos! 
A principal característica das obras dos dois, ao menos pra mim, é a presença de (quase sempre) homens amarelados com a cara amassada e corpos alongados. Os Gêmeos tem muitos de seus trabalhos como uma forma de ilustrar críticas sociais e por  isso acabam chocando algumas pessoas.

"No mundo do grafite, não existem irmãos mais conhecidos que Os Gêmeos. Otávio e Gustavo Pandolfo são paulistanos, nascidos em 1974 no bairro do Cambuci que é, inclusive, o local onde começaram a fazer seus primeiros trabalhos.A arte da dupla, formada em desenho de comunicação, é muito característica. Os irmãos procuram unir os elementos urbanos, que o grafite representa por si só, com folclore e histórias populares. Tudo isso colorindo grandes painéis pela cidade, que podem ser muros, prédios ou até mesmo trens e carros."

Bem legal né? Deem uma olhada em alguns dos trabalhos dos caras ~










Bem, espero que tenham gostado e que agora quando virem algum muro com obras deles consigam reconhecer ^^.
Pra finalizar  ~ algumas imagens dos "Pandolfos" juntos e suas misturas.






Finem ~

4 comentários:

  1. Camii-chan! Que bom que voltou com o AEG! O layout ficou maravilhoso e super aconchegante, como se fosse um cantinho especial e só seu! (o que não deixa de ser verdade :3) Todo mês eu acesso esse site e hoje tive uma surpresa! Fico super feliz que tenha resolvido recomeçar, ainda mais com assuntos tão interessantes sobre a nossa cultura!
    Eu admiro muito o trabalho das pessoas de rua, especialmente os pichadores, porque eles transformam um lugar ou algo sem graça da grande cidade em uma grande obra de arte. Eu não sei se conseguiria fazer isso. Tipo, você faz o trabalho e não ser tão reconhecido por isso, porque as pessoas não se dão o trabalho de ver os trabalhos de rua. Eu preciso evoluir muito ainda para poder fazer um trabalho desse tipo. É como os músicos de rua, sabe? Eles gastam seu tempo, tocam seus instrumentos, e apesar disso muitas pessoas passam por eles e sequer dão a devida atenção.
    Bem, eu já tinha visto o trabalho da Nina Pandolfo pela TV, num programa (comercial, não sei bem) de cinco minutos num canal. Esse programa se chama "Cenas Urbanas", se não me falha a memória. Também já a vi num outro programa em que ela mostrava sua exposição cheia de pinturas com suas famosas "meninas com zoião (xD)". Isso se deve ao fato de ela ter morado numa casa com muitas meninas, e por isso as pinta com tanta frequência. ( por favor, essas informações são apenas o que a minha memória tosca se lembra. Se ela deu alguma informação errada, a culpe. HOHOHO)
    Agora, esses Gêmeos eu nunca tinha ouvido falar. Talvez, se eu morasse em São Paulo... Mas enfim, eu gostei do trabalho deles que, de alguma forma, me lembra o Nordeste. Não sei... Talvez sejam as pessoas amareladas que precisam encarar as doenças de lá (estou generalizando) junto com as cores alegres, a simpatia e o singelo otimismo da população. Já estive no Nordeste a passeio, mas especificamente em Fortaleza, e foi essa a impressão que eu tive.
    Mil beijos, Camii-chan! E estou muito feliz com a volta do blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siiiiiiiiiiiiiiiiiim ~ voltei finalmente pra tirar as teias de aranha que já estavam acumulando aqui! Hahahaha'
      Pois é, sou super egoísta com esse papo de blog, o que é meu, não abro mão de dividir e só posto o que eu quero também ~muito feio isso, fazer o que~
      Bem, confesso que ultimamente isso é tudo sobre o que tenho pensado, então não tem como escapar de um tema cultural por enquanto, ainda bem que é algo bom ^^".
      Também super admiro esse pessoal. Acho legal que muitos grafiteiros por aí acabam indo em comunidades carentes e ensinam as crianças e jovens a grafitar desde cedo, o que inclui eles numa camada de artistas, que por mais que tenham pouco reconhecimento já conseguem se manter longe das coisas ruins que tem por aí, né?

      Ah, realmente eles remetem um pouquinho! Bem, aqui em São Paulos temos muitos emigrantes então não é de se espantar que eles acabem optando ilustrar aqueles que por aqui são a camada mais marginalizada, o que é uma pena! Bem, aos poucos o mundo muda, eu espero c: .

      Que legal que você já passou por lá! Eu só vou até Minas Gerais, depois já é fora da minha "área de experimentação" hahahah'.

      Muitos beijos e abracinhos, Nathi-chaaan <3
      É sempre um enorme prazer ter você pelos meus cantinhos ~

      Excluir
  2. Amo grafite,e achei esses lindos...Tô apaixonada por eles...
    Voltei com o blog,se puder visitar,entresonhoseencontros.blogspot...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal! Também super curto, mas é difícil achar gente que se interesse pelos caras que ilustram e de fato, estampam os nossos muros sem-graça.
      Que bom que gostou ~!
      Vou dar uma passadinha por lá, ok?

      Atés

      Excluir