29/03/2016

Filmes japoneses e a arte dos roteiros malucos


Ei, como andam as coisas? Espero que bem e caso não estejam, talvez agora melhorem, porque aqui vem uma série de filmes que levantam o astral de qualquer um.
Nada melhor do que um bom roteiro maluco pra levar a gente pra longe da nossa realidade sem-graça, não acha? Pois então, hoje falarei de três animações japonesas que contam não só com uma história inusitada, mas com uma estética incrível e enredo apaixonante.
Já aviso que não tem nada de sério e direitinho nas minhas apresentações de cada  filme. Na minha linha descontraída e coloquial de comentar o conteúdo, falo do filme brevemente sem spoilers e deixo a disposição trailer e link pra assistir online e tirar suas próprias conclusões com certeza positivas


Pra começar, vamos falar de uma obra prima. Millennium Actress é um filme bem denso e que muito provavelmente vai te fazer chorar e repensar um bilhão de coisas na sua vida. É o tipo de filme que você assiste com seu amigo cético quanto a animação japonesa ("é tudo desenho e coisa de otaku -tudo dito de forma pejorativa-") afim de fazê-lo calar a boca e abaixar a cabeça pra genialidade da história.

Millennium Actress


Sinopse: A história é narrada a partir de um fluxo de consciência de uma atriz muito famosa que após ter passado seus anos de glória conta sua vida para um cinegrafista, numa espécie de documentário. Numa linha de ação em que realidade, filmes e tempo presente e pretérito se fundem e tornam tudo frenético, alucinante e real, mergulha-se fundo na linha temporal de uma vida cheia de angúsita e fama.

Trailer
(tentei achar um trailer legendado, mas só tinha esse em inglês, fazer o que)



Assistir online (legendado): [Anitube]

Tokyo Godfathers


Sinopse: Na capital japonesa onde a indiferença com os mendigos impera, assim como em toda grande cidade um grupo de sem-teto se vê do nada com um bebê em mãos e nenhuma ideia de como fazer pra cuidar dele e muito menos como devolvê-lo a sua mãe biológica. Numa trama envolvente que aborda os dramas do passado de cada personagem, o filme segue numa confusão cômica salpicada de drama rodeada pela realidade de quem vive em centros urbanos.

Trailer



Assistir online (legendado): [Anitube]

Momo e no tegami


Sinopse: Momo, nossa protagonista se muda de Tóquio pra uma ilhazinha, de uma hora pra outra, assim como de repente se vê órfã de pai. Na nova casa, coisas estranhas começam a acontecer e só a Momo parece notar, já que mães nunca são muito atentas quanto ao sobrenatural (sempre assim haha). Em dado momento, o sótão se mostra cheio de surpresas e Momo encontra os três amigos mais bizarros que se poderia imaginar. E com eles ela segue se adaptando a vida nova, descobrindo mais e mais sobre uma carta escrita por seu falecido pai e principalmente segue vivendo, superando e lidando com as adversidades mais malucas possíveis.

Trailer



Assistir online (legendado): [Anitube]

Assisti aos três mais ou menos no mesmo período da vida e tudo que posso dizer é que fazem parte da minha coleção de "super voltaria a ver". Se achar que tem abertura pra isso, convide familiares pra ver também! São filmes envolventes e que com certeza farão com que as pessoas a sua volta apreciem tanto quanto você, ainda que não sejam aficionadas por produção oriental.

De todos, meu preferido é Millennium Actress. Por motivos óbvios de chorei até não poder mais e passei horas conversando filosoficamente com a minha mãe sobre o enredo (ela ama animação de todo tipo <3).

Não há muito o que falar e sim uma infinidade de minutos a ser preenchida pelos filmes, então pode parar por aqui e ir arranjar uma brechinha na sua vida pra assistí-los o quanto antes .

Tudo de bom pra você. Um beijo.

4 comentários:

  1. Destes três, já assisti Tokyo Godfathers que é muuuuito bom mesmo, tem uma mistura de drama com comédia, além de um contexto bem aberto a críticas e reflexões sociais. Acabei de ficar com vontade de assistir de novo, já que vi há muuuuitos anos! Os outros dois também me interessaram bastante. Bem, sou meio suspeita pra falar, já que amo filmes animados japoneses! Adoro como falam do sobrenatural e conseguem lidar com temas super complexos de forma delicada.

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simmm, é muito bom! E tão leve, é impressionante como eles abordam tanta coisa sem perder o forte do humor e a conexão entre os personagens, é muito bem feito <3

      Filmes japoneses são maravilhosos. Alguns deles até digo que transcendem nossa compreensão ocidental, porque olha, tem umas histórias que você assiste 15 vezes e fica "QUE" do começo ao fim, por mais que tente entender hahaha.

      Concordo plenamente, eles conseguem introduzir esses temas de forma quase natural e contextualizam tudo com uma facilidade, né?
      Tomara que consiga um tempinho e assista os filmes, vale demais a pena c:

      Muitos beijos!

      Excluir
  2. Ohayou ^^

    Comigo anda tudo bem, exceto pelo facto de eu me ter comprometido a comentar nos blogs de outras pessoas estas férias e não ter conseguido fazer nada disso, aliás, as minhas férias acabam este fim de semana e nem sequer foram dignas do nome, com tantos trabalhos que os nossos stores nos dão para fazer e com os exames à porta.

    Anyway, este post foi fabuloso para mim. Dos 3 filmes, só tinha ouvido falar - e muito bem - de Tokyo Godfathers, que me chamou imediatamente a atenção pelos protagonistas carismáticos, mas que ainda não cheguei a ver. Dos restantes, nunca tinha ouvido, mas pelo que você disse, são realmente competentes, e já à partida amei a temática e as sinopses :) Além disso, a arte de todos é linda, por não ser "moe" demais, estilo em que muitos animes têm caído e que me estão a fazer enjoar de algo que à partida até me agradaria.Estava mesmo a precisar de sugestões deste género, porque a maioria das indicações de filmes de anime que as pessoas dão não fazem o meu género. A maioria do pessoal fala lindamente de filmes que quase fizeram chorar e geralmente, quando os vejo, não sinto quase nada - talvez por causa dos spoilers, mas também porque tudo se passa de forma demasiado rápida e confusa. Aconteceu-me isso com HAL e com Negawareta Gakuen (acho que se chamava assim), o único que se salvou foi Hotarubi no mori-e. Então eu tinha o hábito de assistir qualquer filme de anime de pé atrás, às vezes até mesmo filmes do Ghibli. Mas, sei lá porquê, sinto-me confiante nas suas dicas: os filmes que mencionou parecem ter uma proposta bem sólida e não serem dados ao draminha, pelo contrário, parecem envolver personagens com uma vida interessante e que se tornam carismáticas por abraçarem o que essa vida lhes oferece.

    Além disso, se são o tipo de filmes que se usa para calar os amiguinhos cépticos, melhor ainda ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ois ois ois
      Que bom que está bem, Any querida :3!

      Entendo totalmente sua falta de tempo, porque também compartilho bastante desse momento na vida haha.

      Simmm, a estética deles é bem mais "adulta", digamos, e isso também me agrada demais. Faz um tempinho que enjoei do estilo moe da maioria das produções nipônicas, não consigo mais ter paciência nem mesmo para os seyuus, com aquelas vozes afetadas. É fofo, mas agora me parece artificial demaaais e não estou mais na fase (estou na fase de outras coisas artificialmente fofas, mas isso passou haha).
      Ah, Any acredito que realmente vá gostar dos filmes c: . Espero que sim!!

      Hahaha sim, são bem esse tipo de filme, os amiguinhos preconceituosos com cultura nipônica levam um tapa na cara com luva de pelica muito bem dado, é excelente!

      Grande Beijo!

      Excluir