14/06/2016

Quadrinistas maravilindas - Fefê Torquato [Mulheres pt. 1]

Oi oi oi! Tudo belezinha? Se não está, tomara que esse post adoce um tiquinho a sua vida, porque é recheado de arte e protagonizado por uma mulher inspiradora!
A partir de hoje vou dar início ao combo [ Mulheres ], cinco posts sobre artistas que merecem sua atenção. Vou alternar entre brasileiras e gringas, tudo com o intuito de divulgar o trabalho delas, que ralam nessa área dominada por homens (pasmem) e que seguem firmes e fortes, maravilindas.
Apresento Fefê Torquato, uma ilustradora, quadrinista, mãe de gatos e cães fofíssimos e feminista <3. Como indico de cara no título, o foco mais voltado pras produções quadrinhísticas dela, mas é claro que além disso faço questão de explicar bem direitinho quem é essa moça talentosa e de traço lindo e original.

Fernanda Torquato. Personalidade forte, crítica sem papas na língua, mora em  Santa Catarina e lá passa seus dias trabalhando como ilustradora freelancer, quadrinista e atualmente participando do projeto "1 ano de aquarela".



Ela tem uma webcomic chamada Gata Garota, que conta a história de Gigi, que, como diz o nome, é uma pessoa que se transforma em um gato, mas mantém algumas de suas características humanas na transformação. Sinceramente, eu ia escrever uma sinopse aqui, como de costume, mas tem uma já feita no site da editora que publicou o primeiro volume impresso e é tão bom que vale até citar:


Sinopse - Gata GarotaGigi é uma garota que passa metade do seu tempo dormindo, a outra metade comendo e o dia inteiro entediada. Por que alguém se interessaria pela sua vida? Porque Gigi é metade gato. Ela descende de uma família de gatos-gente, únicos de sua espécie, até onde se sabe… Criaturas fascinantes, que sabem o poder que exercem sobre os humanos e, por isso, dominam o mundo com seu pelo macio, olhar penetrante de desdém e eventual pose controversa. Neste volume, Gigi enfrenta problemas cotidianos, como roubar assentos alheios, torturar insetos por horas, conviver com a líder da família, Fefê – que pode ou não estar enlouquecendo – e com o ciúme de seu namorado, Danilo, que desconfia não ser o único. Pare o que estiver fazendo e leia esta série. Tem gatos.

Além de Gata Garota, ela publicou recentemente a HQ Estranhos e A. As duas foram impressas graças ao sucesso de uma campanha de financiamento coletivo realizada no Catarse ano passado.
Por ser uma artista freelancer, não é sempre que se consegue patrocínio, né? Então crowdfunding neles! Aí está mais uma hq fruto de projetos de incentivo colaborativo <3.



Sinopse - Estranhos: Uma história sobre gente. Sobre aquela pessoa que se encontra de vez em quando e diz bom dia enquanto sai apressado do prédio. Ou que comenta do tempo no elevador pra não parecer mau educado. Uma história que fala de todos nós, ou talvez fale dos outros... A gente tá aqui espiando e tentando descobrir quem são.

Essa HQ é fenomenal por vários motivos, dentre eles: tem muita muita muuuuuuita gente representada aí. Eu falo de trans, pessoas gordinhas, gays, deprimidos... Enfim, já deu pra entender que é uma obra inclusiva, né? Por isso, mais um pontinho positivo pra você avaliar e resolver adquirir essa coisa lindona }






Sinopse - A: A é contado em imagens, nada de texto. Conta a vida de uma garota que, incompreendida pelo mundo, vive afastada de todos, leva uma vida feliz e agradável com seus gatos. Tudo segue muito bem, até que a maldade humana a alcança quando ninguém jamais imaginaria e é aí que...!




A Fefê tem o traço bem curvilíneo e um gosto por texturas, então é bem comum ver seus trabalhos cheios de detalhes. O que me encanta é o modo como os desenhos dela parecem sempre dinâmicos e fluídos, é como se pudessem desmanchar e correr como um rio pela página, acho demais.
Abaixo algumas imagens do projeto dela de 365 aquarelas:




Por fim, deixo aqui um vídeo dela fazendo uma das minhas aquarelas preferidas ~




Até mais!

2 comentários:

  1. Camii, que post lindo! Eu super quero ler sobre todas essas artistas maravilhosas! <3

    Hahaha simplesmente amei a sinopse de Gata Garota, deve ser genial! Fora a arte, que achei muito linda e diferente. "Pare o que estiver fazendo e leia esta série. Tem gatos." SIM! <3 Aliás, isso me lembrou de um curta-metragem que estou fazendo em que a protagonista é uma gatinha chamada Gigi <3

    As outras duas também fiquei apaixonada, é claro que comprarei todas! A arte da Fernanda é maravilhosa, estou muito apaixonada! *-*

    E, por fim, AQUARELA. <333

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AAAh, obrigada Helo! Meu, que lega, tô super animada pra postar mais sobre essas lindonas <3.
      Obrigada mil e duas vezes pelo incentivo :3

      Gata Garota alcança todos os níveis de perfeição, sério. A estética é incrível, a história cativante, o fluxo super viciante. Ai, é d-e-m-a-i-s.
      Nossaaaa, quero muito ver esse seu projeto ein? Só de envolver gatos já me apaixona e ainda mais sendo um curta! Te desejo muita energia e paciência pra que consiga fazer esse projeto de uma maneira que te encante!

      Hehe, sou suspeita pra falar da Fefê, sou mó fangrilzona dela, mas realmente não tem como dizer que essa mulher não é talentosa até o último, né?

      SIMM, AQUARELA SEMPREEE. Não pode faltar nunquinha <3.

      Beijão!

      Excluir