15/02/2016

5 POSTS - Conteúdo humano

Ois e olás, bonitos.
Hoje, trago textos fantásticos de vários autores e que, a meu ver, todo mundo deveria ler. Conteúdos como aceitação, diversidade, respeito, ativismo (o de verdade) estão todos aqui, abordados com estilos de escrita envolventes, temas pertinentes e tudo coisa que vai fazer você pensar, refletir, melhorar e, quem sabe, aumentar seus horizontes c: .
Aproveito também pra indicar os blogs dos posts dos quais vou falar, pois foram todos escolhidos a dedo com muito carinho e sei que o conteúdo integral deles vale a leitura e por isso, recomendo haha. Não ia dar qualquer coisa pra vocês lerem, sabem disso, por isso confiem quando digo que só tem coisa boa por vir ~

Sem Censuras, por favor - Casa de Surtos

Um texto sobre ser, sobre explodir e acima de tudo, sobre viver da forma certa, isto é, se amando. Blog de uma amiga minha, cujas ideias são quase um fluxo de pensamento eterno entre o que eu mesma tenho na cabeça. Escrita apaixonada e apaixonante, é um enorme "lide com seus surtos, ame-os e enxergue como eles tornam você alguém único e te levam a viver ao máximo". Simplesmente motivador.


Este é um desabafo e uma carta aos médicos, mas também a todas as pessoas deste lindo e detonado planetinha. Uma carta sobre respeito, sobre ouvir o que o outro tem a dizer, sobre a realidade e a dificuldade alheia, que deve ser entendida e sobre gordofobia. É um post sobre algo que talvez nem todo mundo passe no dia-a-dia, ou venha a passar na vida, mas vale sempre entender a realidade de cada um pra compreender em que mundo vivemos e o que as pessoas no mundo andam fazendo, pra não ser mais um fazendo o que claramente é a coisa errada.


Olha, se você não é feminista, nem a favor do feminismo, ou qualquer coisa assim, tudo bem. Tá tudo ok, tudo belezinha. Eu realmente recomendo ler esse post independentemente de qualquer coisa, porque fala de um montão de coisas que são entraves na sociedade (particularmente a brasileira) como um todo e tem dados reais e confiáveis acerca de uma série de coisas importantes de se ter conhecimento. Você só precisa relevar quando a autora falar do movimento feminista, porque é só 1/5 do que este texto trata, os outros 4/5 são conteúdo importante pra QUALQUER UM, então, leia. Seja alguém sensato, não julgue algo pelo título, nem toda uma dissertação por algumas poucas palavras com as quais você não simpatiza (: .


Bem, aqui está uma coisa bem óbvia. Atualmente temos as mais variadas constituições familiares, certo? Que maravilha né? Então, este post trata exatamente disso e do modo como todos nós devemos entender o conceito de família e respeitar as configurações alheias, sejam elas quais forem (dentro do cumprimento dos direitos humanos, sempre). Bem fácil e rapidinho de ler, aborda o tema de forma simples e didática, vale a pena sempre entender um pouquinho mais sobre diversidade, não acham?


A imagem acima representa muito bem o conteúdo dessa postagem. Num formato de perguntas e respostas o autor aborda uma série de temas e de dúvidas ou formas de pensar que muitas vezes merecem aquela checada e em seguida, uma reformulação pro bem. Desbancando radicalismos, apoiando o ativismo, respeito a diversidade e tratando diretamente das minorias como público alvo, integrando e também levando a todos a voz dessas minorias. Dessas pessoas.


Então, espero de todo o coração que muitas e muitas pessoas leiam estes textos todos. São tão relevantes na vida de qualquer um! Espero ter contribuído com o universo e, mais do que isso, com a corrente de informação boa da nuvem, fazendo com que mais gente tenha acesso a essas ideias todas.
Bem, por hoje é só. Deixo vocês com uma música do NeverShoutNever, que passa bem a mensagem de... Tudo, só que condensado na ideia da Paz.

2 comentários:

  1. Ohayou ^^

    Hah, só pelo título, eu já tive um bom palpite do que se trataria o post, mas a verdade é que com a introdução então, fiquei completamente viciada. Diversidade, aceitação, ativismo.. todos são temas que amo de coração e que se relacionam com a minha palavra favorita - representatividade - então lógico que eu acabei por cair de amores por este post. Na verdade, o meu post mais recente foi sobre pessoas POC (people of color). E aliás, achei um tumblr que trata de TODOS os temas deste post e que imagino que você vá amar, tem imenso conteúdo lá, e pelo menos eu sou uma viciada nele. Voilá: http://iminchargedealwithit.tumblr.com/

    Sobre o primeiro texto: deve ser maravilhoso ter uma amiga com quem discutir e estar tão em concordância sobre estes assuntos maravilhosos. Mas infelizmente, o link deu erro e não teve como eu ler :( Contudo, a verdade é que eu adicionei o blog aos favoritos para poder ir lendo mais dos seus posts, diga à sua amiga que fico feliz por conhecer o blog dela ^^ Na verdade, talvez o post correto seja aquele em que eu achei este trecho com o qual já me identifiquei imenso: "O que vem acontecido de tempos para cá é um excesso: de informação, de acontecimento, de sentimento, de movimento. E consequentemente, tem me restado pouco tempo para escrever."

    O segundo post tocou-me de coração, porque eu quero ser médica. E sabe qual é a minha maior motivação? Começar a mudar os hospitais desde dentro. Eu quero ser uma médica completamente humana, e sinceramente, acho que todas as coisas que penso sobre representatividade já serão um bom começo, mas precisarei que não me tirem a tosse e o facto é que, se for só eu no hospital, não farei tanta diferença assim. Quem sabe se não serei despedida, ou, para não o ser e continuar a tratar as pessoas como.. pessoas, enfim, terei de passar a agir mais discretamente. Anyway, dá-me nervos ver alguém repudiar pessoas gordas. E os médicos referidos no dito post enervaram-me ainda mais, porque era suposto eles estarem ali para ajudar. Além de que os exemplos citados nesse texto eram geniais.

    Eu sou feminista, e aliás, incluo pessoas trans no meu feminismo. E bem, mal abri o texto e li o comentário do carinha que precisa de machismo, fiquei com arrepios. Ainda bem que a blogueira respondeu a todos os pontos em condições, porque até doía ver tanta irracionalidade não ser contestada. O melhor de tudo foi que, a blogueira que respondeu não se limitou a um discurso emocional e optou antes por entrar com estatística, muito mais convincente mesmo para quem não é feminista. A quantidade de coisas que aprendi com esse post é impressionante.

    O post seguinte foi sofrível de ler - oh, estava genial, mas dói saber que as coisas estão tão más no Brasil. Não é que Portugal seja algum paraíso, mas é um pouco melhor. Também não conhecia a palavra "adultocentrismo", mas acho que sempre tive uma certa aversão ao conceito por trás dela. Mas todo esse relato-argumentativo foi muito bem escrito e apoio totalmente a ideia de um conceito de família onde a violência não é vista como algo normal.

    E sobre o último link: "Uma mesma pessoa pode ser simultaneamente vítima em um vetor, e algoz em outro." Aí está uma grande verdade, e seguida de um exemplo magnífico. Adorei como quem escreveu não via as coisas a preto e branco.

    Devemos estar em sintonia, afinal ultimamente tenho devorado posts sobre os mesmos assuntos que você ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ois ois ois! c:

      Ah, sim realmente esse é um assunto que nos cativa inteiramente, né, Any?
      Vou dar uma olhada no tumblr, tenho certeza de que vou amar o conteúdo e devorar os posts.

      Fico feliz que tenha gostado do blog da minha amiga, ela certamente fica ainda mais satisfeita sabendo que suas palavras estão chegando mais longe e alcançando mais pessoas (ainda mais as maravilhosas como você haha).
      Vou dar uma olhada pra ver o que aconteceu com o link quebrado, mas recomendo mesmo ler mais do que ela escreve, pois é só coisa boa e rola muita identificação <3.

      Poxa, que incrível você querer ir pros lados da medicina! Super admiro (: . Bem, infelizmente é uma realidade triste ver como a grande maioria de profissionais dessa área tem os ideais desfigurados (ao menos é o caso no Brasil). Mas me conforta saber que pessoas sensíveis e decentes como você e certamente muitas outras (pois o mundo é feito de pequenas diferenças que o tornam melhor gradualmente).

      Ah, também sou feminista totalmente a favor da inclusão de trans, aliás não entendo como podem não considerar isso (!!!). Enfim, sim a autora foi incrível na resposta e na redação do testo com todos os dados estatísticos, isso não só reforça a veracidade como também traz a luz uma série de números que muitas vezes desconhecemos e significam absurdos encobertos pela falta de informação.

      Bem, aqui nós temos uma onda crescente de intolerância em uma série de aspectos (sem mencionar o radicalismo que a gera em questões que muitas vezes se fazem parecer "a favor das diferenças"). A parte positiva é que junto com isso há também uma movimentação grande de pessoas com o intuito de impedir que esse quadro prevaleça. No quesito da violência, atualmente há uma mobilização bem maior e que vem aumentando a cada ano com relação ao combate da manutenção desse tipo de rotina familiar, seja ela entre conjuges ou o que for, o grande problema nesse caso é o local do Brasil que se leva em consideração, pois há ainda muitos em que a situação é caótica (mas há de mudar!).

      Ah, o último post é fantásticooo! Me senti compreendida depois de ter lido e aprendi mais um monte de coisas, muitas que me ajudam a me colocar melhor diante de debates, o que é 1000.

      Hahaha certamente estamos em sintonia, e espero que seja sempre das melhores c:

      Beijos, Any!

      Excluir