21/10/2016

Quadrinistas maravilindas - Bianca Pinheiro [Mulheres Pt. 2]


Façam soar os tambores, porque este post fala de muita coisa incrível, senhoras e senhores ~! Tem, mulher incrível, arte incrível, história incrível, olha dá pra encher uma mão só de pontos positivos .
Como sou fissurada em ilustração e sempre a favor do feminismo nosso de cada dia, hoje apresento mais uma artista talentosíssima e com muito a ser visto e lido c: .
Bianca Pinheiro, pra quem não conhece é uma mocinha simpática que mora em Curitiba, formada em Artes Gráficas com pós em História em Quadrinhos, criadora de uma webcomic que tá pra ser lançada na França, mãe de três gatos lindos e... Escolhida pra criar uma Graphic Novel do Maurício de Souza sobre a Mônica, é muito poder, não é não?


{Ai, olha se eu pudesse casava com a Bianca, sem brincadeira. É que ela já tem o Greg, senão eu até tentava uma investida, porque a mulher é de tirar o fôlego. Te amo, um beijo no coração <3}

Então, além dessas conquistas memoráveis ela ainda tem duas HQs independentes publicadas e várias historinhas curtas autorais no tumblr. A Bianca começou na área dos quadrinhos em 2012 com um blog chamado A Vaca Voadora em que postava quadrinhos semanais em parceria com ninguém menos que Fefê Torquato (outra lindona)!
Em maio de 2013 lançou BEAR, uma webcomic semanal que de tanto sucesso passou a ser publicada paralelamente pela Nemo, está no terceiro volume e segue firme e forte.

Se quiser conferir os quadrinhos postados na Vaca Voadora, clique [aqui]. O blog está desatualizado há um ano, mas vale deixar linkado já que o conteúdo de lá é muito bom.

Agora, falemos das comics ~tcham tchans~

BEAR

Sinopse: Uma garotinha chamada Raven se perde dos pais e resolve, como qualquer um faria, ir procurá-los. No meio da busca, encontra um urso adulto e meio rabugento chamado Dimas, que acaba contrariado concordando em ajudá-la nessa busca, afinal não é certo deixar filhotes (mesmo que humanos) perdidos por aí. E assim a história segue mostrando a jornada dos dois e seus encontros  com as mais diversas criaturas, tem capivara, cosplayer, oráculo, vilão temporário e por aí vai.

Dora

Sinopse: Dora é diferente. As coisas acontecem perto dela, simples assim. Incompreendida, enfrenta o mundo que só a recebe com espinhos e acaba tendo sua vida repleta de acidentes, um mais trágico que o outro. Mas de quem é a culpa? Dora é só uma pobre garotinha... Pelo menos, é o que suplica a mãe dela.

Meu Pai é um Homem da Montanha

Sinopse: Uma mulher decide voltar as origens e ir a montanha em busca de seu pai. (Curtinho, eu sei mas vou explicar abaixo, tenha calma, chuchu)

Pois é gente, não posso dizer muito sobre essa hq porque eu mesma não li que vexame. Então, o que posso fazer é contar a vocês o pouco que sei, mas não se enquadra numa sinopse, por isso falarei por aqui.
É uma HQ de terror e sim, tem texto. No prólogo não tem, mas o restante da história é "verbal" também, isso é um ponto importante. Tem por volta de 60 páginas e é certamente maravilhosa.
Sim, certeza porque se tem dedinho da Bianca já tem o selinho de qualidade, agora somado ao Greg (que vocês podem conferir como é alguém encantador e interessantíssimo nesta entrevista sobre a criação dessa HQ [aqui]) não tem como ser menos do que muuuuuuito muito bom.

Mônica - Força

Dêem uma licencinha aqui, que não tem nada mais perfeito pra descrever essa HQ como o seguinte quote:
"Vulnerabilidade e força andam juntas. Mesmo que nem sempre possamos compreender o quão intrinsecamente conectadas elas estão até enfrentarmos um real desafio à nossa bravura. Mônica é conhecida por ser uma personagem forte, em mais de um significado da palavra, da potência física à coragem. Mas um problema que não pode ser resolvido com robustez faz com que ela passeie pelo outro lado da mesma moeda: a fragilidade." Flávia Gasi

Extraído diretamente das costas da Graphic Novel, achei tão sensível essa descrição, que ela sozinha já ilustra direitinho o que Força traz ao mundo sem que eu precise falar mais nada só falo porque sou verborrágica mesmo, vocês sabem.

Histórias curtas

Não tenho como descrever tudo, são vários temas, estilos e gêneros diferentes, portanto só indo lá ver mesmo. Se já chorei lendo uma dessas histórias? Claro que já. Se fui tocada pela sensibilidade em tão poucos requadros? Óbvio que sim também. 
Tá esperando o que, queridão, clica lá em cima que você só tem a ganhar  ~

Bem, depois de uma dose cavalar de tanta coisa boa por hoje é só, né?
Um abracinho apertado e boa leitura (:

2 comentários:

  1. Oi, Camii!

    Ah, não acredito! Um post sobre a Bianca!! Essa mulher é maravilhosa e o traço dela <3
    Eu leio Bear no tumblr e, nossa, a simplicidade da história junto dos detalhes nas entrelinhas é tão gostosa que só me faz viciar e querer reler desde o primeiro volume.
    Pretendo adquirir minha versão de Dora o mais rápido possível, já estou até contando as moedinhas. Quero muito ler. Assim, como não li a de terror nem a HQ da Mônica :(
    Você chorou lendo a mini-história dos irmãos, também? Eu reli umas duas vezes só para pegar todas as informações dos desenhos da Bianca!

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ois, Isadora! (:

      Meu, ela é tãaaaao inspiradora, não podia faltar por aqui haha.
      Eu comecei lendo pelo tumblr também, mas sou meio compulsiva com livros, então acabei comprando as edições físicas depois (e com muito custo consegui um autógrafo da Bianca, até chorei na hora)
      Nha, calma que tem tempo, eu aconselharia a esperar a HQ da Mônica baixar um tico o preço, porque como é realtivamente nova eles abusam e fazem a gente pagar caro por uma coisa que perto do natal vai ficar com um mega desconto de black friday (dicas de pão-durice sempreee)

      Simmm, chorei na história dos irmãos e além dessa na dos velhinhos. Sério, qualquer coisa que tenha velhinhos no meio já amolece meu coração, mas o que a Bianca fez naquelas histórias me desfez em pedacinhos mesmo.

      Um beijo <3

      Excluir