11/12/2018

Um Milhão de Finais Felizes e a Quarter Life Crisis


Oi gente.

Espero que esteja tudo bem com você, ou que pelo menos fique bem num curtinho espaço de tempo.
De qualquer modo, este post visa te animar e, de quebra, talvez te reconfortar com relação a neuras  sugadoras de energia. Yay.

Certo, por partes: você já ouviu falar de Vitor Martins?

Bem, eu nunca tinha ouvido até comprar dois livros dele e descobrir que fico bem feliz dele existir no mesmo universo que eu.

Pelo pouco que sei, Vitor é um cara jovem (um famoso vinte e tantos) que já trabalhou como ilustrador e conseguiu dar certo como escritor recentemente. Ele é um gay fofíssimo que mora em SP com seu namorado e dois filhos felinos.
Já fui totalmente com a cara dele, claro.

Agora que você já foi apresentado, vamos ao livro que nomeia este post: Um Milhão de Finais Felizes.


Pois bem, começando com um projeto gráfico lindinho e capa e contracapa ilustradas com tipografia de coisa fofa, a gente já sente que o que vem por aí é uma obra claramente Young Adult. E sabe, acho que esse foi o primeiro livro que li e me peguei pensando "Cara, isso é literalmente a minha vida e os meus anseios, num livro sobre pessoas que SÃO MESMO jovens adultos. " parece meio óbvio, mas não é.

Sempre fui muito de ler histórias de gente comum. Sei lá, gosto de YA, da ideia de tramas sobre jovens com problemas não tão dramáticos, retratados de forma fiel, tendo minha própria porção de dramas atendidos nas páginas imaginadas por alguém que já passou por isso, mas que também queria essa versão alternativa e com um final feliz.
Mas depois que você sai do colégio, chega um momento em que ler sobre adolescentes tendo momentos epifanicos sobre como dar seguimento a suas vidas e o "final feliz" como um futuro na faculdade e a vida adulta incrível que espera o protagonista acaba perdendo o encanto. 
A vida adulta já te alcançou e o encerramento bonitinho e esperançoso não transforma a realidade. 

Por isso esse livro é legal. Ele fala de pessoas perdidas. E essas pessoas são genuinamente Jovens Adultos. A fase intermediária em que nada te é imposto e ao mesmo tempo todas as demandas do mundo exigem serem cumpridas subliminarmente.

Não vou entregar mais nada sobre o livro, porque minha ideia era só uma apresentação ao tema mesmo, então fica aí a pulga atrás da tua orelha (acho essa expressão bizarra, mas acabo de usar ainda assim).

Agora vamos a Quarter Life Crisis. 


Nada mais é do que uma extensão ao assunto que abordei ao tratar de YAs. 
A vida de um ser humano é normalmente permeada de crises existenciais, mas algumas delas são tão famosinhas que até recebem nomes e são abordadas constantemente (o que gera uma banalização, mas fazer o que). 
Todo mundo sabe da crise da meia idade, certo? Seguindo essa lógica temos aqui a crise da meia meia-idade: tcharammmm! 
Agora que você constatou como fica horrível escrever isso em português, voltemos a utilizar o inglês, tá. Sei que é chato recorrer o tempo todo a estrangeirismos, mas juro que dessa vez é por uma boa causa.

Pois é, te avisam de muitas coisas conforme você vai crescendo: precisa entender noções de hierarquia, você precisa trabalhar pra ter uma vida decente, trabalho bom vem de estudo etc. 
Mas ninguém te fala que ter todas essas noções vão te perseguir afim de que você seja "Um Adulto". 
Afinal, o que é uma pessoa adulta, além de ter mais anos de vida? 

Na minha lista constam essas respostas: 
  1. Independente
  2. Uma pessoa que tem estabilidade no emprego.
  3.  Alguém que arca com todas as suas contas
  4. Tem seu próprio lugar pra morar (dividido ou não, sem família)
  5. Formado, seja lá como for
  6. Capaz de suprir 100% de suas necessidades (o que pode ser um sinônimo pra independente, né não)
Não parece muito, são só seis itens, mas vê se alguém que você conhece na casa dos vinte anos tem esse checklist completo. Se alguém te veio a cabeça, essa pessoa tá de parabéns. O resto de nós está no foço das lágrimas mesmo.

Brincadeiraaa! (quase) 

Estamos bem, porque essa lista é uma construção falha e ilusória. Ninguém devia sequer ter isso em mente. No entanto, cá estamos. 

Diariamente tenho que me lembrar de que tudo bem eu não ter tudo resolvido. E descobri que isso não é um problema só meu. Meus amigos tão na mesma.
Meus amigos, que até outro dia acreditei estarem no pilar acima, ticando itens da lista. Foi aí que veio a realização de que ninguém vira adulto nunca, você continua perdido, a diferença são algumas mudanças de status ao longo do caminho.

Ok, parece que tudo dito até agora só fez a construção de estabilidade ruir ainda mais, mas acredite, tá tudo bem mesmo.

Porque é isso que é a Quarter Life Crisis. O processo de desrealização e quebra da expectativa gerada ao longo de pelo menos duas décadas.

E depois disso você tira essa mochila cheia de pedras das costas e joga ela fora.
Melhor, você atira ela da janela do oitavo andar, depois tira as pedras e doa a mochila pra quem precisa, cumprindo a metáfora e sendo decente.

Não posso dizer sobre como o mundo fica maravilhoso depois de se livrar das pedras, porque ainda não cheguei lá. 
Por enquanto o que tenho é a experiência de quem tá vivenciando tudo isso e sobrevivendo, mais pra mais do que pra menos. 

Se a experiência vale alguma coisa, que o compartilhamento chegue a alguém que ressoe com ela e se sinta acolhido.
Caminhamos juntos para a desrealização de todas as coisas que pesam.

1 comentários:

  1. Wow. Esse livro parece bom pra caramba. Tá anotado aqui a sugestão pra quando eu tiver a oportunidade de ler. Faz um tempo que não estou tão entusiasmada com YA, então acredito que posso gostar desses "Young adult de verdade" haha'
    Eu estou um pouco longe dos 20 anos (mas só uns anos que tenho certeza que vão passar voando se seguir o ritmo de 2017 e 2018), mas olha, eu já vi muita gente comentando dessa pressão pra ser Adulto e seguir o checklist do "xovem bem sucedido", realmente cansa psicologicamente se prender a esse pensamento de que não está sendo bom o bastante porque não alcançou isso... É bem f***
    Adorei sua postagem.
    Até <3
    mrs poirot

    ResponderExcluir